Blog

HomeDecoraçãoELEMENTOS NATURAIS

ELEMENTOS NATURAIS

Madeiras, fibras, pedras, cores neutras, pouca variação de tons e tudo que se relaciona com a natureza pode se tornar um aliado do bem-estar, do aconchego e da tranquilidade. E nesse ano, uma das maiores tendências no setor de design de interiores e arquitetura, é o destaque dos elementos naturais na decoração.

Os elementos naturais resgatam o nosso anseio de estar conectado com a natureza e nos fomenta a mudar o nosso estilo de vida… Mais leveza por favor!

A fim de trazer a sensação de proximidade com a natureza e levar essa tendência para dentro dos nossos lares, trouxemos algumas sugestões desses elementos, texturas e tons, que irão nos conectar com essa atmosfera.

A protagonista do estilo de decoração natural, definitivamente é a madeira! Por ser um elemento renovável e sustentável, além de evidenciar a natureza por meios de móveis, adornos e objetos decorativos, conferindo charme e sofisticação. A madeira traz um visual de rusticidade, no entanto, precisamos acentuar esse atributo ou conciliá-lo com elementos mais modernos e ousados, sem exageros, de forma refinada e minimalista.

Além da madeira, explore também as peças em fibras naturais, seja em um espaço rústico, contemporâneo ou clássico, elas são uma excelente opção para quem deseja contrapor estilos e mudar completamente o visual dos ambientes, de forma totalmente sustentável. Essas peças se adequam a qualquer ambiente, seja em varandas, salas, quartos ou áreas externas. Elas podem ser inseridas em todos os locais da casa, seja por meios de móveis, cestos, tapetes, luminárias, vasos ou objetos.

A tendência mais artesanal, resgata lembranças de como vivíamos antes de algumas revoluções na nossa sociedade. Quando começou a industrialização, por exemplo, um objeto que nas mãos de um artesão nunca era idêntico ao outro, transformou-se em um item padronizado em linhas de produção com os moldes perfeitos, que além de economizar tempo, aumentar a produção, imprimia novos estilos diante dos olhos deslumbrados da sociedade. No entanto, com o passar do tempo, algo mudou: faltava a personalidade do artesanato na decoração. Sua essência está na forma em como imprime identidade aos ambientes e objetos! Charme, delicadeza nos detalhes e rusticidade sutil caracterizam a decoração artesanal.

Uma decoração natural, tem como ponto de partida para o desenvolvimento e produção do ambiente, uma paleta de cores caracterizada pelos tons neutros, como os terrosos, areia, bege, entre outros, que remetem a sua ligação com os elementos naturais como: terra, troncos de árvores e as fibras.